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quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ativ.2.6.a.Resultados das Experiências em Sala de Aula

Clique para visualizar relatos das atividades:

Ativ.2.6: Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos

CURSO PROINFO INTEGRADO – CEM HORAS/ TURMA 01 / PONTE NOVA
COORDENADOR: Mahyhaly dias Santos
FORMADOR: Ademir José da Silva
DISCIPLINA: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
ATIV.2.6: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET NO EDITOR DE TEXTOS:
ESCOLA: CORONEL ANTÔNIO DA SILVA BERNARDES / VIÇOSA/MG
SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNAMENTAL
Nº DE ALUNOS PARTICIPANTES: 12

1) Atividades propostas:

1.1)Crie um pequeno questionário para aferir o grau de consciência ecológica e o grau de comportamento ecológico de um grupo de 10 indivíduos ( por exemplo: alunos, professores ou funcionários de sua escola);
1.2).Estabeleça um critério que permita classificar os respondentes dos questionários;
1.3).Crie um sistema de classificação das respostas para os respondentes dos questionários e faça a tabulação dos dados;
1.4)Crie dentro da planilha eletrônica uma tabela e um gráfico com os dados obtidos com a aplicação dos questionários;

1.5)Faça uma análise dos resultados obtidos através da tabela e do gráfico e verifique se existe uma relação de função entre as variáveis: grau de consciência ecológica e o grau de comportamento ecológico.

1.6) Cada aluno deverá produzir um hipertexto contendo entre 250 a 300 palavras, com o tema MEIO AMBIENTE usando o editor de textos, contendo pelos menos três links e salvar o documento.

2) Objetivos da aprendizagem:

2.1)Proporcionar aos alunos o uso da internet e do editor de textos para a realização de atividades curriculares;
2.2)Incentivar os alunos para a pesquisa com questionários e tabulação dos dados;
2.3)Construir tabelas e gráficos com os dados obtidos na pesquisa, utilizando a planilha eletrônica;
2.4)Construir hipertexto sobre o meio ambiente usando links da internet;
2.5)Proporcionar aos alunos e professores um processo de interação , colaboração e conhecimento compartilhado;
2.6)Reforçar para os alunos o conceito de função através de atividade prática.

3) Etapas das atividades:

3.1) Os professores deverão entregar para os alunos um roteiro das atividades propostas e ler junto com eles, explicando cada uma das etapas, bem como rever os conteúdos que serão necessários para a execução das atividades;

3.2) Os alunos deverão elaborar os questionários a serem aplicados, sobre o meio ambiente, junto com os professores, para depois aplicar com o grupo de indivíduos escolhidos e , em seguida fazer a tabulação dos dados estabelecendo um critério de avaliação das respostas dos questionários;
3.3) Orientados pelos professores e coordenadores, os alunos encaminharão para o laboratório de informática para iniciar o uso da planilha eletrônica e do editor de textos, onde eles irão elaborar a tabela e o gráfico com os dados obtidos da pesquisa, além da criação de um hipertexto sobre Meio ambiente;
3.4) Os alunos irão fazer uma análise dos resultados obtidos , observando a tabela e o gráfico e, em seguida responder a questão proposta no item 1.5 desse roteiro;
3.5) Cada aluno irá criar um hipertexto sobre MEIO AMBIENTE, com o uso do editor de textos, sob a orientação dos professores e do coordenador.

4) Identificação e listagem dos recursos necessários – disponibilidade para uso:

Laboratório com computadores e internet; máquina de xérox; máquina fotográfica digital; cd para gravar os resultados dos trabalhos obttdos e materiais didáticos ( papel, lápis, caneta, pincel, etc).

5)Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participar da atividade:
5.1) Saber usar a planilha eletrônica e o editor de textos;
5.2) Entender o conceito de função e saber estabelecer relações entre variáveis, bem como diferenciar os conceitos de grau de comportamento ecológico e grau de consciência ecológica;
5.3) saber aplicar os questionários e tabular os dados, bem como criar e usar o critério de avaliação estabelecido para as respostas obtidos dos indivíduos.
5.4) saber pesquisar no google atividades ou projetos sobre meio ambiente;

6) Formas de avaliação:

6.1.) Após a realização de todas essas atividades propostas, será montado um grupo dentro da sala de aula, para verificar onde os alunos tiveram maior dificuldades, cabendo com isso o professor e o orientador procurar sanar as dúvidas;
6.2) Para verificar a aprendizagem dos alunos será entregue a ales novamente um roteiro com outras atividades a serem realizadas no laboratório de informática, para verificar se as dúvidas foram sanadas, e se o índice de aprendizagem aumentou ( as notas dessas atividades serão atribuídas de 0 a 10), mas também será feito um relatório para analisar os pontos positivos e os pontos negativos na realização dessas atividades.

Ativ.2.4: Concecendo e comentando os trabalhos dos colegas

DISCIPLINA: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
ATIVIDADE 2.4.: Análise dos trabalhos dos colegas:

Após analisar alguns trabalhos dos colegas, pude perceber como os mesmos estão bem estruturados e com informações muito interessantes, todos realizaram com muita propriedade as atividades propostas A maioria dos cursistas já estão fazendo uso de hipertexto para expor suas idéias, através de links que complementam nossa leitura, enriquecendo cada vez mais nossos conhecimentos e as nossas trocas de experiências. Gostaria que soubessem que está sendo muito bom minhas experiências em navegação, pois os recursos tecnológicos nos impulsionam e nos motivam cada vez mais a busca pelo saber a aprender e saber a ensinar de forma dinâmica e atrativa.
Espero que ao final do curso podemos ter aumentado nossos conhecimentos e, que possamos ser multiplicadores dessa inovação tecnológica na educação para outros educadores e alunos.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ativ.2.3: O que é hipertexto:

Clique aqui para visualizar o hipertexto

Ativ.2.2: Navegando em hipertexo sobre hipertexto

DISCIPLINA: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
Navegando em hipertexto sobre hipertexto



As manifestações sobre hipertextos já ocorrem desde os séculos XVI e XVII através do uso do dispositivo Memex. Mas elas foram evoluindo, chegando ao texto em formato digital, onde podemos agregar a esse texto um vasto conjunto de informações, tais como: blocos de textos, palavras, imagens, sons, sites da internet (através do www), e gráficos, O recurso usado para a interação entre textos ou outros documentos multimídia é o uso de links destacados dentro de um texto específico. A principal função destes links é interconectar o leitor a diversos conjuntos de informações de uma forma não linear, ou seja, ele terá um complemento para o texto no qual está pesquisando com maior dinamismo e acessibilidade, proporcionando a ele maior conhecimento coletivo.
O trabalho com hipertextos pode auxiliar muito o ensino aprendizagem tanto dos alunos, quanto dos professores, pois eles impulsionam os alunos à pesquisa e à produção textual, proporcionando a eles uma melhor construção do conhecimento, além de poderem compartilhar com outras pessoas e com os professores. Através do uso da internet e da ueb, os alunos podem elaborar textos e outras atividades usando links sobre outros conteúdos que complementem os trabalhos que estão sendo feitos, proporcionando a eles um processo de busca e pesquisa de informações selecionadas de acordo com o que está sendo trabalhado, além deles estarem construindo seus próprios conhecimentos e melhorando com isso o seu processo de ensino aprendizagem.
O uso do hipertexto pode ser usado não apenas pela conexão à internet, pode também ser trabalhado interagindo as disciplinas, textos e outros materiais dentro de outros ambientes: como sala de aula, biblioteca, etc. Atualmente é interessante trabalhar o hipertexto com o uso da internet, porque ao mesmo tempo em que os alunos estão construindo seus conhecimentos e compartilhando, eles também estão inserindo-se na era digital.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.

Ativ.2.1: Apresentação sobre hipertexto. Navegando em hipertexto

DISCIPLINA: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
Apresentação sobre hipertexto. Navegação em hipertexto:

Caros colegas, achei muito interessante a pesquisa na internet sobre hipertexto, com essa nova ferramenta podemos usar um texto na forma digital, incluindo nele outras informações importantes usando links, onde o leitor possa ler o texto de forma não linear, ou seja, dentro do mesmo, ele pode acessar os links através de palavras sublinhadas , acessando outros arquivos de documentos, imagens, arquivos de multimídia e sites da internet.
Outro ponto importante é que podemos elaborar textos menores, mas através dos links neles contidos, podemos navegar por outros arquivos de documento, imagens, vídeos e sites na internet que possam ajudar o leitor a adquirir maiores conhecimentos sobre o texto no qual está sendo pesquisado. Podemos ao criar um hipertexto , fazer uma agregação de um conjunto amplo de informações específicas relacionadas aos temas abordados, ou seja, essa nova interface nos permite reunir vários documentos em um mesmo texto, com o uso do recurso hiperlink ou link.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ativ.1.8: trabalho por projetos

Apresentação de slides
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Ativ.1.7: Pesquisa e análise de trabalho por projetos no contexto da escola

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS NA ESCOLA, NA VIDA E NA SOCIEDADE
PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DE TRABALHO POR PROJETOS REALIZADAS NO CONTEXTO DA ESCOLA:

PESQUISA: Professora de Português da escola.
ESCOLA: Municipal João Francisco da Silva / Viçosa/MG
TEMA DO PROJETO: Simplesmente Drummond
AUTORA: Rosilaine Maciel de Oliveira
TURMAS: 6º ao 9º anos do ensino fundamental / ano:2009
ÁREAS ENVOLVIDAS: Português, Geografia e História
NÚMERO DE ALUNOS PARTICIPANTES: 60
OBJETIVOS DO PROJETO:
Objetivos Gerais:

Melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades referentes à leitura e escrita, levando-os a acreditar em sua capacidade de produzir textos com qualidade.

Objetivos Específicos

 Desenvolver o hábito de ler;
 Identificar a literatura como arte de escrever;
 Identificar função e finalidade dos gêneros: biografia, contos, poemas e poesias e crônicas;
 Extrapolar as idéias contidas no texto;
 Produzir biografias, pequenos contos, poemas, poesias e crônicas;
 Desenvolver habilidades de compreensão relacionadas à análise sintaxe dos textos estudados;
 Conhecer o autor enquanto cidadão participativo da vida política do País;
 Relacionar algumas obras do autor que descreve: cidades, montanhas e rios com a paisagem de Itabira.

Tecnologias utilizadas na realização do projeto:
> Pesquisa sobre o autor e cidade onde nasceu e suas obras, pela internet.
> Resumo do projeto usando um banner para a exposição dos trabalhos e atividades desenvolvidas na escola e fora dela.
> Impressão das fotos para exposição e atividades
> Máquina digital
> uso de data show no dia das palestras e da culminância do projeto.
Análise do projeto realizado:
A referida escola ainda não possui laboratório de informática, internet, nem data show.
Todos esses recursos tecnológicas utilizados na elaboração e desenvolvimento desse projeto foram feito pelos professores participantes, fora da escola, ou seja, não houve participação dos alunos nas pesquisas feitas pela internet, nem na elaboração do banner., pois a escola ainda não possui esses recursos, nem os alunos tem domínio e conhecimentos dos mesmos.
Vale ressaltar, que as tecnologias da informação nas escolas é necessariamente útil e importante, pois quando chegar o laboratório do PROINFO e da banda larga nessa escola, poderemos inserir educadores e alunos nesse novo processo de interação e comunicação, enriquecendo ainda mais a qualidade e a importância dos projetos no processo do ensino-aprendizagem.

Ativ.1.6: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

DISCIPLINA: TECNOLOGIA NA ESCOLA, NA VIDA E NA SOCIEDADE
ANÁLISE DE VÍDEO: "O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" E TEXTO INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PEDAGOGIA DE PROJETOS: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES:

O vídeo mostra um ambiente escolar com mídias bastante diversificadas: tv, vídeo, DVD.computadores, livros, microfones. Foi possível observar que houve uma grande interação entre professores, gestores e alunos. O ambiente escolar estava agradável, com todos envolvidos participando com interesse e motivação.
A construção do conhecimento estava ocorrendo de forma interativa e orientada entre agentes de aprendizagem e aprendizes. Outro ponto interessante é que os alunos estavam construindo seus próprios conhecimentos com as informações e orientações obtidas e, várias mídias estavam sendo utilizadas ao mesmo tempo. Com isso percebe-se que o uso de novas tecnologias associadas aos conteúdos curriculares podem proporcionar uma nova maneira de ensinar e aprender.
O artigo de Maria Elizabette Brito Prado, sobre “Pedagogia de projetos, fundamentos e implicações”, mostra a importância da realização de trabalhos escolares através de projetos, principalmente com o uso das novas mídias digitais. Orientadores ,educadores e alunos devem fazer um planejamento do projeto no qual desejam executar, verificando qual sua importância, seus objetivos, a metodologia a ser utilizada, os recursos de mídias disponíveis na escola e, principalmente o que o projeto irá trazer de benefícios em termos de ensino-aprendizagem e construção de novos conhecimentos associados aos conteúdos curriculares.
Gestores, professores e alunos devem desenvolver os projetos de forma interativa, trabalhando, por exemplo, a informática e a educação de forma a proporcionar conhecimentos. Antes de iniciar um projeto, dentro do contexto da escola, é necessário analisar cada passo a ser seguido para que ao chegar na execução e na conclusão, possa obter sucesso e um grande retorno do conhecimento construído.
Torna-se cada vez mais necessário a integração das novas tecnologias no processo educacional, para melhorar o ensino-aprendizagem e a busca de novos conhecimentos de educadores e alunos. Mas, é importante primeiro saber lidar com essas novas tecnologias, conhecer suas utilidades dentro do processo de aprendizagem, para depois utilizá-las para a construção de conhecimentos e realização de projetos.
Tenho certeza que o curso do Proinfo nos dará base para podermos dentro de nossa escola, realizarmos atividades e projetos que irão enriquecer cada vez mais a nossa maneira de ensinar e aprender, e além disso, nós seremos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos , dando oportunidades a outros educadores e alunos de se inserirem nessa nova interação dentro das escolas ou em outros ambientes de aprendizagem: novas mídias digitais e educação.

Ativ.1.5: Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/Papel do professor

DISCIPLINA:TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA QUAL O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ENVOLVA CONTEÚDOS CURRICULARES:

O texto e o exemplo abaixo, foram extraídos do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática:Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5:diversidade cultural e meio ambiente: de estratégias de contagem às propriedades geométricas.Brasília:Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica, 2008.

Texto: Aprendendo sobre Educação Matemática

A possibilidade do uso de softwares para o ensino e o uso da Matemática é uma perspectiva que tem aparecido em vários estudos da atualidade. Na verdade, alguns pesquisadores consideram que isso pode mudar até mesmo a forma de se conceber a Matemática.
Se considerarmos que o desenvolvimento da álgebra, como conhecemos hoje, deu-se por causa da tecnologia que existia e existe hoje – argila, papel, lápis – o aparecimento da informática deve mudar consideravelmente o seu estudo. A dificuldade na confecção de um gráfico e da análise gráfica de um resultado era muito maior do que a da análise algébrica. Hoje em dia, isso já não acontece.
As novas tecnologias permitem fazer uma representação gráfica em questão de minutos e muito mais facilmente do que um cálculo algébrico.
Existe um software de matemática muito usado para confeccionar gráficos , o WINPLOT, criado pelo professor Richard Parris, da Philips Exeter Academy, por volta de 1985.
Outra forma simples e rápida também de confeccionar gráficos é o uso da Planilha do Excel e do assistente de gráficos.

Exemplo:
Tema: Função quadrática ( 9º ano ensino fundamental).
Atividade: Descobrir qual a solução ou as raízes da equação do 2º grau : x² - 14x + 48 , utilizando a Planilha do Excel e o assistente de gráficos.
Ao resolvermos a equação x² - 14x + 48, podemos considerar a função f(x) = x² - 14x + 48. E os valores, ou o valor, de x em que f(x) = 0 são as raízes, ou raiz, da equação.

x Y
1 35
2 24
3 15
4 8
5 3
6 0
7 -1
8 0
9 3
10 8
11 15
12 24
13 35
14 48
15 63
Na célula A – valores de x e na célula B – valores de y com a fórmula A1^2+14*A1+48.
Observações: ^ potência e * multiplicação.



Pode-se observar pelo gráfico que nos pontos 6 e 8 , a função f(x) = x² -14x + 48 = 0, portanto as raízes da equação do 2º grau x² - 14x + 48, são 6 e 8.

Ativ.1.4: Tecnologias existentes na escola e os modos como elas são utilizadas

Apresentação de slides:

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terça-feira, 15 de junho de 2010

Ativ.1.3: "Educação e Tecnologia"

DISCIPLINA: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
“EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”

No mundo atual, as transformações sociais, políticas e econômicas estão acontecendo de um forma muito rápida, exigindo cada vez mais um novo perfil de cidadão. Dentro desse contexto, entra o papel fundamental da educação que é proporcionar aos alunos uma formação diferenciada, voltada para uma visão mais reflexiva e crítica dos conhecimentos e das informações adquiridas no período escolar e pós-escolar. A educação ainda mantém fortes laços com a escola tradicional e, com isso pouco tem contribuindo para formar alunos preparados para conviver com essas transformações.
Torna-se necessário cada vez mais, os professores e alunos mudarem a forma de aprender e de ensinar, passando a trabalhar com um processo de mais interação e troca de informações que possam contribuir de forma efetiva para a formação de cidadãos com um maior potencial de conhecimentos e com habilidades e competências para exercer uma vida social e profissional com maior qualidade e dignidade.
È preciso que as escolas elaborem um novo currículo escolar voltado para a organização da informação e articulação dos espaços de produção de conhecimento. Também é importante usar as novas tecnologias, quando disponíveis, de forma inteligente e produtiva, como a televisão e a internet. O volume de informações adquiridas por esses meios tecnológicos é muito grande mas, é preciso que as escolas juntamente com professores e alunos possam ter a capacidade e a preparação para poderem filtrar as informações mais necessárias e significativas e dentro da realidade do ambiente de aprendizagem.
No Brasil, apenas a minoria ainda tem acesso às novas tecnologias, com isso ocorre o processo de exclusão digital. Por isso hoje, existe um grande desafio das autoridades públicas em promover no país e principalmente nas escolas, a inclusão digital de mais pessoas. Mas, não basta disponibilizar as novas tecnologias, como computadores e internet, é preciso preparar os professores e alunos para saberem aproveitar de forma potencial e produtiva essas novas informações. Deve haver uma integração da escola com as novas tecnologias, trazendo para dentro das escolas ou outros ambientes de aprendizagens, novas formas de aprendizagem, tais como: a questão do mercado de trabalho, o consumo, a realidade de cada município, etc.
A educação continuada é extremamente importante na vida das pessoas, mas ela deve ser direcionada de acordo com suas necessidades específicas e de acordo com o ambiente em que vivem. Isso pode ocorrer promovendo uma interação entre o fazer pedagógico e a realidade do mercado de trabalho, que atualmente demanda cada vez mais profissionais mais qualificados , bem informados e com potenciais de criatividade e interação.
Nas últimas décadas, houve uma transição da mídia clássica (papel, rádio, tv, cinema) para a mídia on-line digital( Silva, Márcio, disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/2sf.pdf, acessado em 27/05 e, que vem causando vários problemas economia brasileira, principalmente na educação e no mercado de trabalho. Diante disso, torna-se cada vez mais necessário a inclusão dos alunos nessas novas tecnologias e na busca cada vez maior de informações necessárias para sua formação como cidadão e como profissional para o mercado de trabalho.A interface como a conexão entre usuários e as tecnologias da informação podem proporcionar, se usada de forma correta, maior interatividade de conhecimentos.
Além da exclusão digital, ainda existe a questão da inclusão das crianças com necessidade especiais entre as crianças “normais”. Onde a maioria das escolas ainda não tem espaço adequado , ou seja, a falta de acessibilidade, para essa nova demanda.
a democratização das tecnologias e a promoção da inclusão digital nas escolas devem ocorrer de forma ativa, ou seja, deve haver uma interação com a informação, aprender a seleciona-la e utiliza-la na resolução de problemas cotidianos. A internet pode contribuir de forma efetiva para um novo processo de educação, mas para isso, é necessário usa-la como fonte de pesquisa, busca e seleção de informações que possam reverter para os aprendizes e os agentes de aprendizagem como um canal de interação e de conhecimento para a vida e a área profissional, ou seja, não usá-la apenas como mídia, bate-papo e troca de recados através do orkut.

Referências Bibliográficas:

1. Entrevistas nos sites: http://br.youtube.com/watch?v=szNSCKIQnWy, http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/2sf.pdf
2. Silva, Márcio. Tecnologias na Educação. Rio de Janeiro, 2000.

Ativ.1.2: Reflexão sobre a necessidade de continuar aprendendo e sua postura diante das novas tecnologias

DISCIPLINA: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DE CONTINUAR APRENDENDO E SOBRE SUA POSTURA DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS:
No mundo atual, as mudanças estão ocorrendo de forma muito rápida e estamos vivendo na era das incertezas, exigindo cada vez mais das pessoas, atitudes e comportamentos diferenciados, principalmente em relação ao mercado de trabalho e à educação. Para que os cidadãos possam inserir nessas novas transformações , é necessário que os mesmos acumulem ao longo da vida, aprendizagens e conhecimentos dinâmicos, processuais e contínuos.
O próprio mercado de trabalho exige das pessoas um aprendizado contínuo e dinâmico, para que possam conseguir empregos dignos e com bons salários. A busca pelo consumo é cada vez maior, por isso é preciso que as autoridades governamentais proporcionem novas alternativas para as pessoas de baixa classe social, negras e indígenas, ou seja, para que elas também possam fazer parte do meio social com dignidade e respeito.
A necessidade de continuarmos aprendendo ao longo da vida é cada vez maior , mas para isso é necessário trabalharmos a educação como uma ciência constitutiva, ou seja, com a participação de todos os segmentos nelas inseridos, tais como: escola, família, bairros, associação de moradores, etc. Trabalhar a educação dentro de um contexto social, político e econômico, e não apenas conteúdos curriculares exigidos.
Torna-se cada vez mais importante, trabalhar dentro das escolas a questão do processo de inclusão , pois mesmo com avanço da educação, ainda no mundo atual, apenas a minoria dos alunos chegam às universidades públicas ou ao mercado de trabalho.
Outro ponto importante da educação, e que é de nosso dever como educadores e cidadãos estarmos sempre aprendendo, é a respeito do tempo da infância da criança , da intervenção do professor na perspectiva da correção ortográfica; trabalhar o lado social dos alunos; realizar pesquisa sobre opinião de leituras de livros; relacionar a escrita com o mundo social e melhorar a formação cultural do professor para trabalhar com os alunos. Pode-se citar como exemplo: trabalhar culturas africanas, indígenas e alunos com muita dificuldade de aprendizagem.
Existem várias maneiras de tornar a educação com mais qualidade, mas para isso é preciso que nós educadores, buscamos cada vez mais o aperfeiçoamento da nossa aprendizagem e possamos ter a capacidade de aprender a ensinar e ensinar a aprender. Temos que nos desligarmos cada vez mais da Escola Tradicional e passarmos a visualizar um escola mas construtivista com novas formas de aprender e ensinar, ou seja, um ensino-aprendizagem com mais qualidade e que possa despertar cada vez mais o interesse dos alunos pela escola e pela vida como cidadãos.
Nesse novo conceito de escola, podemos trabalhar usando novos conteúdos dentro do processo ensino-aprendizagem, tais como: a questão do preconceito contra negros e indígenas; formação da consciência como conscientização; uso de práticas dialógicas no processo educacional; trabalhar a diversidade de opiniões usando a ciência como atividade de reflexão e crítica; trabalhar simutaneamente os conhecimentos pedagógico, científico e o conhecimento prático e usar a linguagem teatral e práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Podemos melhorar o ensino também, associando arte com educação, envolver os quatro pilares da educação ( ser, conviver, fazer e aprender a conhecer).
È importante entender a aprendizagem como um processo contínuo, valorizando principalmente as modalidades de ensino: infância e terceira idade, pois nesse período os alunos estão com uma maior predisposição para o processo de ensino-aprendizagem. Dentro deste contexto ainda podemos mencionar que atualmente a necessidade de continuar a aprender mesmo depois de formado é a nova tendência do mercado. Mas para isso é importante que o aprendiz tenha uma maior capacidade de reproduzir as informações recebidas através do conhecimento construído, ou seja, o produto do processamento, da interpretação, da compreensão e da informação, ao invés da memorização.
Para que o aprendiz possa se inserir nesse novo perfil de cidadão, é necessário que os educadores e agentes de aprendizagem também mudem suas visões a respeito de como ensinar , através da valorização do sujeito com outros sujeitos e/ou objetos. Hoje é importante o agente de aprendizagem e o aprendiz saberem buscar a informação, aprender como usa-la, apropriando-se dessa experiência convertendo-a em algo pessoal.
Uma das funções da escola deve ser trabalhar com a predisposição do caçador-ativo e auxiliar o aprendiz a desenvolver a aprendizagem continuada ao longo da vida. Uma das maneiras é criar ambientes de aprendizagem, não necessariamente escolas, com atividades, objetos e materiais de suporte pedagógico, com o objetivo de construir conhecimentos com o apoio do agente de aprendizagem. O profissional atual da educação deve ter um potencial para despertar o potencial de outros indivíduos e o aprendiz deve ser capaz de desenvolver habilidades e competências a ele direcionadas. (Valente, José Armando, disponível em : http://redadultosmayores.com.ar/docsPDF/Regiones/Mercosur/Brasil/Aprendizagemcontinuado.pdf, acessado em 21/05).
Em relação às novas tecnologias da educação, é preciso que nós educadores passamos a fazer parte dessa nova tendência, pois o próprio processo de ensino-aprendizagem e mercado de trabalho já exigem dos professores e alunos um domínio dessas novas tecnologias. E uma “experiência ótima” é aprender a aprender, para depois ensinar com qualidade.
Ao longo da história, pode-se observar que a escola pouco ajuda na aprendizagem continuada ao longo da vida. E uma das maneiras de mudar essa postura, é a atualização dos profissionais da educação adquirindo uma nova forma de entender o processo de ensino-aprendizagem, podendo também aproveitar as novas tecnologias na educação para promover mudanças, mas, a maioria das escolas ainda mantém vínculo com as culturas tradicionais.
È preciso inserir nas escolas um processo de interação e troca de informações entre professores e alunos, aproveitando suas contribuições como pessoas e seu processo de criatividade para aprender. Trabalhar também a pedagogia de projetos, que consiste na educação ao longo da vida, centrada principalmente no aluno.
Não basta introduzir novas tecnologias na educação, é fundamental pensar em como elas são disponibilizadas. Pois disponibilidade de tecnologias na educação, não é garantia de aprendizagem nem de construção de conhecimentos, é necessário o despertar para a sabedoria.
No mundo atual os trabalhadores são ambiciosos e multifuncionais ,devido a uma grande velocidade de inovação tecnológica e, com isso uma nova demanda por profissionais recai sobre as Universidades, que não conseguem acompanhar a velocidade do crescimento do mercado(Paulo Blikstein, disponível em : http://www..blikstein.com/paulo/documents/books/BliksteinZuffo-MermaidsOfE-Teaching-onlineEducation.pdf., acessado em 21/05), que diz ainda, esse novo trabalho exige também um novo processo de educação, mas para isso é preciso valorizar cada mais o saber-fazer na educação. Mas, atualmente está havendo uma transformação da docência acadêmica em um produto industrializado que traz graves riscos à qualidade e ao tipo de formação dos alunos.
A internet pode ser uma grande aliada do processo educacional, mais deve ser usada como uma fonte de matéria-prima e não como mídia, pois os alunos devem adquirir a capacidade de construir sua própria aprendizagem.
Temos que nos atualizarmos ao longo de toda a nossa vida pessoal e profissional, buscando cada vez mais novas formas de reflexões e de aprendizagem para podermos nos tornar cada vez mais profissionais competentes, capacitados e preparados par lidarmos com as novas tecnologias da educação de uma forma prática e que possa transformar os nossos aprendizes em cidadãos motivados pela educação e pela vida.

Referências Bibliográficas

1. Blikstein, Paulo e Knorick Zuffo, Marcelo. As Sereias do ensino eletrônico, São Paulo, 2002.
2. Entrevistas: sites: http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas e http://tvebrasil.com.be/salto.
3. Valente, José Armando. Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade, São Paulo, 2001.

Ativ.1.1: Quem sou eu como professor e aprendiz

DISCIPLINA: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ:

Como professor , procuro sempre planejar as aulas dentro da realidade dos alunos, mas também propondo a eles novos desafios , com o objetivo de aproveitar suas vivências e os fatos cotidianos. Proporcionar o ensino-aprendizagem é mais do que simplesmente passar o conteúdo, é necessário e importante despertar nos alunos a auto-estima, a valorização pessoal, ou seja, ensiná-lo a aprender a aprender.
Estamos vivendo em um mundo de incertezas, as tecnologias mudam a cada segundo, com isso é necessário e inevitável, nós como cidadãos e educadores acompanharmos essas mudanças de forma responsável, pois as novas tecnologias acabam nos ajudando como cidadãos críticos, profissionais atualizados e seres humanos cultos.
A educação passa por mudanças constantes, os métodos de ensino-aprendizagem não podem ficar arcaicos, eles devem evoluir junto com as mudanças do mundo virtual. É preciso inserir os alunos nessa nova metodologia de ensino-aprendizagem, proporcionando a eles novos desafios, novas atividades e ferramentas necessárias para que eles possam acompanhar essas novas mudanças.
Como aprendiz, acho que tanto a prática quanto a teoria evoluem de forma muito rápida, então não há espaço para o comodismo, procuro sempre participar dos cursos oferecidos para aprimorar os meus conhecimentos. Hoje o grande desafio da educação é melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, os índices de avaliação do governo( IDEB) e principalmente a motivação e a busca da auto-estima dos alunos para com a educação.
No mundo atual, temos que buscar a cada dia novas metodologias de ensino, tanto práticas quanto teóricas, para que possamos despertar nos alunos a vontade de aprender e inserir-lo na vida social como um cidadão crítico e , também preparado para o mercado de trabalho, em um mundo cada vez mais globalizado , cheio de incertezas e com mudanças tecnológicas cada vez mais avançadas.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tecnologias na Educação


Estamos vivendo em um mundo onde as transformações estão ocorrendo de forma muito rápida, por isso nós educadores também temos que nos atualizarmos a cada dia mais, principalmente em relação ao uso de novas tecnologias na educação como um meio de interação e busca de uma nova técnica de ensino-aprendizagem.

Minha lista de Blogs: Ensinando e aprendendo as Tics:
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