Minha lista de blogs

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ativ.4.4: Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo:

Nós educadores estamos acostumados a trabalhar com aulas expositivas e com as mídias digitais tradicionais, tais como: TV, VÌDEO, DVD. Mas todos os setores mundiais evoluem, e a educação deve acompanhar essas mudanças, principalmente em sua forma de ensinar e aprender. Os educadores e alunos devem também ter oportunidades de utilizar as novas mídias digitais, tais como: computadores, internet, para que possam adquirir outras formas de aprendizado das atividades curriculares, de uma maneira mais dinâmica, colaborativa e interativa.
Tenho certeza, que com uso dessas novas mídias digitais em nossas práticas pedagógicas, alcançaremos resultados bem mais satisfatórios com os nossos alunos, do que mantendo-se atrelados apenas à forma de ensino tradicional. Esses novos recursos beneficiam, tanto os educadores quantos os alunos.
Com a introdução de novas tecnologias na educação, os alunos terão oportunidades de compartilhar novas formas de aprender e ensinar os conteúdos básicos aprendidos em sala de aula, além de aprenderem a operacionalizar vários recursos da informática e da internet.
Mas, é importante que nós educadores, tenhamos muito cuidado ao inserir esses novos recursos tecnológicos em nossas práticas pedagógicas, pois devemos ter o preparo, capacidade e planejamento correto das atividades, além se sabermos operacionalizar os recursos da informática, para em seguida trabalharmos com os nossos alunos. Temos que ensinar os nossos alunos a aprenderem a selecionar as informações importantes e úteis para o qual desejam aprender e associarem de forma correta aos conteúdos curriculares.
Se tivermos equipamentos tecnológicos funcionando de forma correta e educadores dispostos a encarar essa nova forma de ensinar e aprender, com certeza poderemos criar estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos. O importante é que cada atividade a ser trabalhada com os nossos alunos com uso dos novos recursos tecnológicos sejam bem planejada e orientada de acordo com os objetivos propostos, e que também sejam avaliadas para observar se algumas delas necessitam de replanejamento.

domingo, 29 de agosto de 2010

Ativ.4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias:

O curso Ensinando com as Tics 100 horas está sendo muito importante para mim, enquanto educador, pois estou percebendo cada vez mais a necessidade do uso das novas mídias digitais dentro da sala de aula, para o processo ensino-aprendizagem se tornar mais dinâmico e motivador para os alunos. Isso resulta em uma aprendizagem mais colaborativa e de qualidade. Pois, além de aprender os conteúdos básicos, eles aprendem também a operacionalizar esses novos recursos tecnológicos, tais como: acesso à Internet; uso do editor de textos; utilização da Planilha Eletrônica e dos Recursos Gráficos e várias pesquisas interessantes e úteis pelos sites de busca.
Quanto à experiência de projetos em sala de aula, posso descrever sobre a atividade aplicada com o 9º ano do ensino fundamental, onde os alunos aprenderam a resolver equações quadráticas com o uso da Planilha eletrônica (CALC) e Recursos Gráficos. Através das observações feitas pelos professores, pode-se perceber que houve um grande interesse e motivação dos alunos na realização dessas atividades, resultando em uma aprendizagem onde foi associado a teoria à prática e uma assimilação muito significativa de como entender os conteúdos abordados em sala de aula.
Outra experiência interessante, também aplicada com o 9º ano do ensino fundamental, foi sobre análise de vídeos retiradas do Portal do professor, com os temas : O belo (Artes e Matemática) e Semelhanças. Nessa atividade houve participação dos professores de Matemática e Artes, com o objetivo de apresentar os conteúdos: Teorema de Pitágoras, Características de algumas Obras, Semelhanças.
Após assistir aos vídeos, foi feito um seminário entre a turma e os professores, para discutirem o que puderam associar dos conteúdos aprendidos em sala de aula com o que assistiram nos vídeos. Após o seminário, os alunos montaram um painel apresentando quais conteúdos conseguiram entender e que os ajudaram a aperfeiçoar seus conhecimentos do que foi visto em sala de aula. Eles se sentiram bastante motivados, e até pediram para que fossem realizadas outros tipos de atividades usando mídias digitais.
Através dessas experiências pude perceber o quanto é importante o uso de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem e como os alunos conseguem assimilar de uma forma mais dinâmica , efetiva e colaborativa os conteúdos básicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :

http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20850
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20828

Ativ.4.2 :Contribuições que ocorrem quando as tecnologias de informação e comunicação são integradas às práticas pedagógicas

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Contribuições que ocorrem quando as tecnologias de informação e comunicação são integradas às práticas pedagógicas:

As novas tecnologias de comunicação e informação vieram para nos possibilitar novas maneiras de trabalharmos a educação, transformando educadores e alunos em pessoas mais interativas e colaborativas. A integração desses recursos às práticas pedagógicas podem transformar o processo ensino-aprendizagem em uma forma prazerosa e atrativa de aprenderem os conteúdos básicos e adquirirem cada vez mais conhecimentos das novas mídias digitais, trazendo como retorno a formação de cidadãos mais eficientes e preparados para o mercado de trabalho.
Se observarmos a realidade atual das salas de aulas, veremos que apenas aulas expositivas não estão proporcionando aos alunos, um processo de ensino aprendizagem de qualidade. Está havendo pouca motivação e interesse dos alunos em aprenderem os conteúdos básicos, refletindo num baixo rendimento das avaliações do governo, isto pode ser visto pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da educação Básica) que está causando grande preocupação aos educadores. Mas, se nós educadores começarmos a utilizar de novos recursos de mídias digitais e novas metodologias de ensino, poderemos transformar o ensino-aprendizagem em um processo com maior qualidade , dinamismo e com um maior índice de produtividade.