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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ativ.4.6: Plano de aula reelaborado

Atividade 4.6 – Planejamento de aulas Reelaborado
Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma
Planejamento de aulas


PROFESSORES: Mahyhaly Dias Santos e Ademir José da Silva

TURMA: 9º Ano (a atividade pode ser aplicada desde o 6º ano)

TEMPO ESTIMADO: 50’ (desdobramento em outras 2 aulas)‏

ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia Humana\”Física” (Econômica e Geopolítica)‏

TEMA DA AULA: Modo de Produção Capitalista (consumo x meio ambiente)‏

Interdisciplinaridade: Geografia, História e Matemática.


1. OBJETIVO GERAL

Apresentar ao aluno uma visão crítica de como a produção humana nos moldes atuais (capitalismo) está vinculada aos problemas ambientais e sociais e como ele, o aluno, é agente das transformações efetuadas no espaço geográfico.


1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Trabalhar a idéia de “capitalismo” e “consumismo”;

• Apontar os diversos impactos ambientais causados pela ação humana (lixo, desmatamento, poluição);

• Apontar os impactos sociais (Desigualdade de oportunidades\exploração do trabalho);

• Demonstrar como o sistema capitalista em suas transformações/adaptações se apropria do espaço e o transforma, modificando conseqüentemente a geopolítica mundial; (Posse disfarçada dos territórios).


2. METODOLOGIA

A aula será dividida em três etapas:

1º – Exibição do Vídeo: “História das coisas” (Duração: 21 min.) e, em seguida, um debate sobre os temas apresentados no vídeo;

2º – Continuação do debate da aula anterior. Após o término do debate os alunos foram divididos em grupos contendo 3 componentes. Cada grupo escolheu um tema, de acordo com o que foi discutido, para pesquisar na internet. Para esta tarefa foi concedido 15 minutos. Após esse tempo os alunos formam um círculo para um novo debate com base no conteúdo que encontraram a partir da pesquisa.

3º – . Foi proposto aos alunos que pesquisassem na internet vídeos que tratassem dos temas discutidos nas atividades, expressando comentários sobre cada um deles. Após serem feitas as pesquisas, foi pedido que os alunos enviassem para os e-mails dos professores um pequeno relatório no formato de apresentação (Power Point ou Impress) contendo uma síntese do assunto tratado nos vídeos e o endereço virtual de origem dos vídeos pesquisados. Desse modo conclui-se a atividade, sendo essa ultima etapa atividade considerada como parte do processo de avaliação.

2.1. RECURSOS DIDÁTICOS

- Computador (software Impress ou Power Point);

- Internet;

- Data show.


3. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS

- Compreensão de como o sistema de produção atual está interligado com a manutenção das desigualdades sociais e do desequilíbrio ambiental em nível mundial e, como cada indivíduo, tem sua parcela de responsabilidade e ao mesmo tempo é vítima de suas próprias ações;

- Compreensão dos termos: Capitalismo, Meio ambiente, Industrialização, Exploração do trabalho, consumo (etc.).


4. AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá de uma pesquisa em Sites “Youtube”, Domínio Público, TV Escola entre outros, sobre vídeos interessantes que tratem dos temas: Capitalismo, Meio ambiente, Industrialização, Exploração do trabalho, consumo e outros temas relacionados aos assuntos abordados no vídeo base das aulas.

- Desenvolvimento da Atividade:

1- Divisão da turma (15 alunos) em 3 grupos (sorteio dos temas);

2- Cada grupo deverá pesquisar um tema;

3- Cada grupo deverá assistir seu tema e fazer um relatório para apresentação e debate em sala;

4- Cada grupo deverá desenvolver uma apresentação no “Impress” ou “Power Point” baseado em seu relatório com o filme anexo ao final para que os outros alunos possam assistir;

Sites sugeridos:

http://www.youtube.com/
http://www.dominiopublico.gov.br/
http://tvescola.mec.gov.br/
http://earth.google.com/intl/pt-BR/



Obs. Alguns conteúdos do “Domínio Público e TV Escola podem ser encontrados dentro do Sistema Operacional Línux Educacional 3.0.


Vídeo utilizado:

http://sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display

Ativ.4.6B: Conclusão : Currículo desenvolvido em ação

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Síntese: Currículo desenvolvido em ação

O projeto teve como principal objetivo promover um debate sobre Os meios de produção capitalista ( consumismo x meio ambiente).Após assistirem ao vídeo “História das coisas” os alunos e os professores iniciaram o debate, alguns alunos ficaram tímidos em expressarem seus comentários, mas no decorrer do debate eles foram aumentando suas participações. Foi possível observar que quando usamos recursos tecnológicos em nossos projetos, a motivação e o interesse dos alunos são maiores, e isso reflete também em uma maior aprendizagem dos conteúdos abordados em sala de aula, além de um maior dinamismo e cooperação uns com os outros durante a execução das atividades.
Não foi possível cumprir tudo o eu foi planejado, principalmente no que se refere ao uso do site Google Earth ( pois não conseguimos baixa-lo no Laboratório de Informática da escola). Mas a maioria dos objetivos propostos foi cumprida, tendo bons resultados. Vários temas foram discutidos, tais como: Capitalismo, consumo e consumismo, a questão da preservação do meio ambiente, reciclagem , etc.
Os conteúdos abordados nesse projeto foram: Ciências, História e geografia. E os recursos tecnológicos utilizados foram: o computador, internet e vídeos.

Ativ.4.6A: Síntese do relato do projeto em sala de aula

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Relato do projeto em sala de aula: Modo de produção capitalista (consumo x meio ambiente).


Objetivo Geral: Apresentar ao aluno uma visão crítica de como a produção humana nos moldes atuais (capitalismo) está vinculada aos problemas ambientais e sociais.
Objetivos específicos: Trabalhar a idéia de “capitalismo” e “consumismo”; Apontar os diversos impactos ambientais causados pela ação humana (lixo, desmatamento, poluição); Apontar os impactos sociais (Desigualdade de oportunidades\exploração do trabalho) e Demonstrar como o sistema capitalista em suas transformações / adaptações se apropria do espaço e o transforma, modificando conseqüentemente a geopolítica mundial; (Posse disfarçada dos territórios).
Nº de aulas: 03 aulas de 50 minutos, série: 9º ano.

1ª etapa: Houve uma reunião entre o coordenador e o formador para uma discussão sobre o planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os alunos do 9º dentro da sala de aula e dentro do Laboratório de Informática da Escola. No primeiro momento discutimos sobre cada elemento do projeto: atividades propostas, objetivos, metodologia, etapas das atividades e o processo de avaliação. No segundo momento discutimos sobre quais serão os recursos tecnológicos a serem utilizados, bem como quais os conceitos prévios e as ferramentas da informática os alunos devem ter conhecimentos para a realização das atividades propostas.
Foi realizada uma reunião com os alunos do 9º ano dentro da sala de aula, para uma discussão sobre as atividades propostas e uma revisão de alguns conceitos importantes que serão necessários para o desenvolvimento e execução das mesmas.

2ª etapa: O coordenador e o formador disponibilizaram para os alunos o vídeo: “História das coisas” dentro do Laboratório de Informática, para que eles pudessem assistir como parte da primeira atividade proposta. Após a apresentação do vídeo houve uma discussão entre professores e alunos sobre o tema apresentado, dando oportunidades a todos alunos de expressarem seus comentários. Houve muita troca de conhecimentos e a maior parte dos alunos se sentiu bastante motivados e interessados pelo assunto, dando exemplos de que é preciso ter conscientização e comportamento ecológico corretos para reduzirem o consumismo, contribuindo para a redução do lixo eletrônico e para a preservação da natureza.

3ª etapa:Nesse momento, os alunos foram divididos em grupo de 3 componentes cada, sendo que cada um deles recebeu um tema diferente para ser analisado e discutido. Foi estimado um tempo de 15 minutos para a realização dessas discussões. Após o término dessas discussões foi formado um grupo em círculo, para que cada um dos grupos pudesse expressar seus comentários sobre o tema analisado e discutido. Surgiram comentários bastante interessantes e criativos. Mas, alguns alunos apresentaram dificuldades em entender algumas partes do tema proposto. Mas com o decorrer das discussões eles tiveram oportunidades de tirarem suas possíveis dúvidas.
Temas propostos para os grupos: Capitalismo x consumismo; Impactos ambientais causados pela ação humana (lixo, desmatamento e poluição) e Impactos sociais ( desigualdades de oportunidades e exploração do trabalho.
Houve debate entre os alunos e professores, dando exemplos de consumismo e consumo consciente; poluição causada pela própria ação humana e que reverte para o próprio ser humano, através de poluição do ar, contaminação de rios e oceanos, racionamento de água e energia, etc. Outro ponto destacado foi a importância da reciclagem, como benefício de tentar amenizar os problemas causados ao meio ambiente.
Conteúdos curriculares envolvidos: Ciências, Geografia e História.
Recursos tecnológicos utilizados: pesquisas em sites da internet.


4ª etapa:Nesse momento ocorreu o processo de avaliação e conclusão das atividades realizadas. Os alunos discutiram em grupo todos os temas abordados anteriormente, e depois expressaram seus comentários para o grande grupo. Foi proposto aos alunos que cada um pesquisasse na internet outros vídeos que abordassem o assunto tratado nas atividades, expressando comentários sobre cada um deles. Após serem feitas as pesquisas e os comentários sobre os vídeos encontrados, enviar para os emails dos professores o endereço de origem e os comentários, sendo essa atividade considerada como parte do processo de avaliação.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ativ.4.4: Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias no currículo

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias no currículo.
CURSISTAS: Ademir, Ana Lúcia, Cláudia Ravaiano, Cláudia Miranda, Elaine, Elenice, Elzeli, Fernanda, Inês, José Ailton, Júnia, Luana, luci, Mahyhaly, Marly, Marcilene, Maria Ap. Cipriano, Maria Ap. Queiroz, Maria do Carmo, Natália, Patrícia, Reginaldo, Roberto Carlos, Rodinei, Veralice.
Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma

Nós educadores estamos acostumados a trabalhar com aulas expositivas e com as mídias digitais tradicionais, tais como: TV, VÌDEO, DVD. Mas todos os setores mundiais evoluem, e a educação deve acompanhar essas mudanças, principalmente em sua forma de ensinar e aprender. Os educadores e alunos devem também ter oportunidades de utilizar as novas mídias digitais, tais como: computadores, internet, para que possam adquirir outras formas de aprendizado das atividades curriculares, de uma maneira mais dinâmica, colaborativa e interativa.
Temos certeza, que com uso dessas novas mídias digitais em nossas práticas pedagógicas, alcançaremos resultados bem mais satisfatórios com os nossos alunos, do que mantendo-se atrelados apenas à forma de ensino tradicional. Esses novos recursos beneficiam, tanto os educadores quantos os alunos.
Com a introdução de novas tecnologias na educação, os alunos terão oportunidades de compartilhar novas formas de aprender e ensinar os conteúdos básicos aprendidos em sala de aula, além de aprenderem a operacionalizar vários recursos da informática e da internet.
Mas, é importante que nós educadores, tenhamos muito cuidado ao inserir esses novos recursos tecnológicos em nossas práticas pedagógicas, pois devemos ter o preparo, capacidade e planejamento correto das atividades, além se sabermos operacionalizar os recursos da informática, para em seguida trabalharmos com os nossos alunos. Temos que ensinar os nossos alunos a aprenderem a selecionar as informações importantes e úteis para o qual desejam aprender e associarem de forma correta aos conteúdos curriculares.
Se tivermos equipamentos tecnológicos funcionando de forma correta e educadores dispostos a encarar essa nova forma de ensinar e aprender, com certeza poderemos criar estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos. O importante é que cada atividade a ser trabalhada com os nossos alunos com uso dos novos recursos tecnológicos sejam bem planejada e orientada de acordo com os objetivos propostos, e que também sejam avaliadas para observar se algumas delas necessitam de replanejamento.
Ao longo de nossa vida, vamos fazendo opções, sofrendo mudanças de toda a ordem. E com o curso de tecnologia na educação, foi possível perceber que as aulas de agora em diante não serão mais as mesmas, pois os recursos tecnológicos já estão disponíveis em nossas escolas e temos que mudar o nosso olhar, aproveitando esses recursos para dinamizar ainda mais o currículo. Essa nova forma de ensino e aprendizagem irá revolucionar a educação para melhor, pois, educadores e alunos terão um leque de possibilidades para se obter informações seguras e precisas.
Nós educadores temos que estar bem informados para orientar nossos alunos a utilizar os recursos tecnológicos com sabedoria para podermos construir o conhecimento mais sólido e eficiente.
Para tanto deveremos criar estratégias que estimule trabalhos em equipe desenvolvendo espírito de cooperação, desenvolvendo a criatividade, liderança e acima de tudo o respeito.
A sala de aula não é mais a mesma, não podemos ficar presos àquelas aulas tradicionais, nosso desafio é outro: buscar o equilíbrio para utilização das novas tecnologias educacionais. Para alcançar o objetivo desejado é fundamental que o professor tenha a oportunidade de estar, sempre que possível, participando de uma formação continuada.
Os variados tipos de mídias, provenientes da tecnologia, têm que ser adequados para cada perfil de aluno/turma. Não podemos achar que tudo está solucionado. As dificuldades educacionais permanecem, temos a tecnologia como parceira pedagógica para amenizar e diminuir este quadro. A certeza é que ela veio para somar, para tornar nossas aulas mais motivadoras, permitindo que nosso aluno seja mais autônomo podendo ser autor do seu conhecimento.
Por fim, o professor tem necessidade de conhecer muito bem o mundo virtual e o real de modo a ter a capacidade de atuar como guia de seus alunos. Somente conhecendo bem esses mundos o professor terá capacidade de criar e descobrir novas formas de ensinar seus alunos à luz de seu tempo.