Minha lista de blogs

domingo, 29 de agosto de 2010

Ativ.4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias:

O curso Ensinando com as Tics 100 horas está sendo muito importante para mim, enquanto educador, pois estou percebendo cada vez mais a necessidade do uso das novas mídias digitais dentro da sala de aula, para o processo ensino-aprendizagem se tornar mais dinâmico e motivador para os alunos. Isso resulta em uma aprendizagem mais colaborativa e de qualidade. Pois, além de aprender os conteúdos básicos, eles aprendem também a operacionalizar esses novos recursos tecnológicos, tais como: acesso à Internet; uso do editor de textos; utilização da Planilha Eletrônica e dos Recursos Gráficos e várias pesquisas interessantes e úteis pelos sites de busca.
Quanto à experiência de projetos em sala de aula, posso descrever sobre a atividade aplicada com o 9º ano do ensino fundamental, onde os alunos aprenderam a resolver equações quadráticas com o uso da Planilha eletrônica (CALC) e Recursos Gráficos. Através das observações feitas pelos professores, pode-se perceber que houve um grande interesse e motivação dos alunos na realização dessas atividades, resultando em uma aprendizagem onde foi associado a teoria à prática e uma assimilação muito significativa de como entender os conteúdos abordados em sala de aula.
Outra experiência interessante, também aplicada com o 9º ano do ensino fundamental, foi sobre análise de vídeos retiradas do Portal do professor, com os temas : O belo (Artes e Matemática) e Semelhanças. Nessa atividade houve participação dos professores de Matemática e Artes, com o objetivo de apresentar os conteúdos: Teorema de Pitágoras, Características de algumas Obras, Semelhanças.
Após assistir aos vídeos, foi feito um seminário entre a turma e os professores, para discutirem o que puderam associar dos conteúdos aprendidos em sala de aula com o que assistiram nos vídeos. Após o seminário, os alunos montaram um painel apresentando quais conteúdos conseguiram entender e que os ajudaram a aperfeiçoar seus conhecimentos do que foi visto em sala de aula. Eles se sentiram bastante motivados, e até pediram para que fossem realizadas outros tipos de atividades usando mídias digitais.
Através dessas experiências pude perceber o quanto é importante o uso de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem e como os alunos conseguem assimilar de uma forma mais dinâmica , efetiva e colaborativa os conteúdos básicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :

http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20850
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20828

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!