Minha lista de blogs

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ativ.4.4: Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo:

Nós educadores estamos acostumados a trabalhar com aulas expositivas e com as mídias digitais tradicionais, tais como: TV, VÌDEO, DVD. Mas todos os setores mundiais evoluem, e a educação deve acompanhar essas mudanças, principalmente em sua forma de ensinar e aprender. Os educadores e alunos devem também ter oportunidades de utilizar as novas mídias digitais, tais como: computadores, internet, para que possam adquirir outras formas de aprendizado das atividades curriculares, de uma maneira mais dinâmica, colaborativa e interativa.
Tenho certeza, que com uso dessas novas mídias digitais em nossas práticas pedagógicas, alcançaremos resultados bem mais satisfatórios com os nossos alunos, do que mantendo-se atrelados apenas à forma de ensino tradicional. Esses novos recursos beneficiam, tanto os educadores quantos os alunos.
Com a introdução de novas tecnologias na educação, os alunos terão oportunidades de compartilhar novas formas de aprender e ensinar os conteúdos básicos aprendidos em sala de aula, além de aprenderem a operacionalizar vários recursos da informática e da internet.
Mas, é importante que nós educadores, tenhamos muito cuidado ao inserir esses novos recursos tecnológicos em nossas práticas pedagógicas, pois devemos ter o preparo, capacidade e planejamento correto das atividades, além se sabermos operacionalizar os recursos da informática, para em seguida trabalharmos com os nossos alunos. Temos que ensinar os nossos alunos a aprenderem a selecionar as informações importantes e úteis para o qual desejam aprender e associarem de forma correta aos conteúdos curriculares.
Se tivermos equipamentos tecnológicos funcionando de forma correta e educadores dispostos a encarar essa nova forma de ensinar e aprender, com certeza poderemos criar estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos. O importante é que cada atividade a ser trabalhada com os nossos alunos com uso dos novos recursos tecnológicos sejam bem planejada e orientada de acordo com os objetivos propostos, e que também sejam avaliadas para observar se algumas delas necessitam de replanejamento.

Um comentário:

  1. concordo com você.temos que nos preparmos para essa nova geração, pois eles estão nos surpreendendo a cada dia. E a tecnologia está aí. E os alunos estão mais embasados no tecnologia do que muitos professores e o dever de direcionar esse embasamento

    ResponderExcluir

Obrigado por sua contribuição!