Minha lista de blogs

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ativ.4.6A: Síntese do relato do projeto em sala de aula

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Relato do projeto em sala de aula: Modo de produção capitalista (consumo x meio ambiente).


Objetivo Geral: Apresentar ao aluno uma visão crítica de como a produção humana nos moldes atuais (capitalismo) está vinculada aos problemas ambientais e sociais.
Objetivos específicos: Trabalhar a idéia de “capitalismo” e “consumismo”; Apontar os diversos impactos ambientais causados pela ação humana (lixo, desmatamento, poluição); Apontar os impactos sociais (Desigualdade de oportunidades\exploração do trabalho) e Demonstrar como o sistema capitalista em suas transformações / adaptações se apropria do espaço e o transforma, modificando conseqüentemente a geopolítica mundial; (Posse disfarçada dos territórios).
Nº de aulas: 03 aulas de 50 minutos, série: 9º ano.

1ª etapa: Houve uma reunião entre o coordenador e o formador para uma discussão sobre o planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os alunos do 9º dentro da sala de aula e dentro do Laboratório de Informática da Escola. No primeiro momento discutimos sobre cada elemento do projeto: atividades propostas, objetivos, metodologia, etapas das atividades e o processo de avaliação. No segundo momento discutimos sobre quais serão os recursos tecnológicos a serem utilizados, bem como quais os conceitos prévios e as ferramentas da informática os alunos devem ter conhecimentos para a realização das atividades propostas.
Foi realizada uma reunião com os alunos do 9º ano dentro da sala de aula, para uma discussão sobre as atividades propostas e uma revisão de alguns conceitos importantes que serão necessários para o desenvolvimento e execução das mesmas.

2ª etapa: O coordenador e o formador disponibilizaram para os alunos o vídeo: “História das coisas” dentro do Laboratório de Informática, para que eles pudessem assistir como parte da primeira atividade proposta. Após a apresentação do vídeo houve uma discussão entre professores e alunos sobre o tema apresentado, dando oportunidades a todos alunos de expressarem seus comentários. Houve muita troca de conhecimentos e a maior parte dos alunos se sentiu bastante motivados e interessados pelo assunto, dando exemplos de que é preciso ter conscientização e comportamento ecológico corretos para reduzirem o consumismo, contribuindo para a redução do lixo eletrônico e para a preservação da natureza.

3ª etapa:Nesse momento, os alunos foram divididos em grupo de 3 componentes cada, sendo que cada um deles recebeu um tema diferente para ser analisado e discutido. Foi estimado um tempo de 15 minutos para a realização dessas discussões. Após o término dessas discussões foi formado um grupo em círculo, para que cada um dos grupos pudesse expressar seus comentários sobre o tema analisado e discutido. Surgiram comentários bastante interessantes e criativos. Mas, alguns alunos apresentaram dificuldades em entender algumas partes do tema proposto. Mas com o decorrer das discussões eles tiveram oportunidades de tirarem suas possíveis dúvidas.
Temas propostos para os grupos: Capitalismo x consumismo; Impactos ambientais causados pela ação humana (lixo, desmatamento e poluição) e Impactos sociais ( desigualdades de oportunidades e exploração do trabalho.
Houve debate entre os alunos e professores, dando exemplos de consumismo e consumo consciente; poluição causada pela própria ação humana e que reverte para o próprio ser humano, através de poluição do ar, contaminação de rios e oceanos, racionamento de água e energia, etc. Outro ponto destacado foi a importância da reciclagem, como benefício de tentar amenizar os problemas causados ao meio ambiente.
Conteúdos curriculares envolvidos: Ciências, Geografia e História.
Recursos tecnológicos utilizados: pesquisas em sites da internet.


4ª etapa:Nesse momento ocorreu o processo de avaliação e conclusão das atividades realizadas. Os alunos discutiram em grupo todos os temas abordados anteriormente, e depois expressaram seus comentários para o grande grupo. Foi proposto aos alunos que cada um pesquisasse na internet outros vídeos que abordassem o assunto tratado nas atividades, expressando comentários sobre cada um deles. Após serem feitas as pesquisas e os comentários sobre os vídeos encontrados, enviar para os emails dos professores o endereço de origem e os comentários, sendo essa atividade considerada como parte do processo de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!