Minha lista de blogs

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ativ.4.4: Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias no currículo

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias no currículo.
CURSISTAS: Ademir, Ana Lúcia, Cláudia Ravaiano, Cláudia Miranda, Elaine, Elenice, Elzeli, Fernanda, Inês, José Ailton, Júnia, Luana, luci, Mahyhaly, Marly, Marcilene, Maria Ap. Cipriano, Maria Ap. Queiroz, Maria do Carmo, Natália, Patrícia, Reginaldo, Roberto Carlos, Rodinei, Veralice.
Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma

Nós educadores estamos acostumados a trabalhar com aulas expositivas e com as mídias digitais tradicionais, tais como: TV, VÌDEO, DVD. Mas todos os setores mundiais evoluem, e a educação deve acompanhar essas mudanças, principalmente em sua forma de ensinar e aprender. Os educadores e alunos devem também ter oportunidades de utilizar as novas mídias digitais, tais como: computadores, internet, para que possam adquirir outras formas de aprendizado das atividades curriculares, de uma maneira mais dinâmica, colaborativa e interativa.
Temos certeza, que com uso dessas novas mídias digitais em nossas práticas pedagógicas, alcançaremos resultados bem mais satisfatórios com os nossos alunos, do que mantendo-se atrelados apenas à forma de ensino tradicional. Esses novos recursos beneficiam, tanto os educadores quantos os alunos.
Com a introdução de novas tecnologias na educação, os alunos terão oportunidades de compartilhar novas formas de aprender e ensinar os conteúdos básicos aprendidos em sala de aula, além de aprenderem a operacionalizar vários recursos da informática e da internet.
Mas, é importante que nós educadores, tenhamos muito cuidado ao inserir esses novos recursos tecnológicos em nossas práticas pedagógicas, pois devemos ter o preparo, capacidade e planejamento correto das atividades, além se sabermos operacionalizar os recursos da informática, para em seguida trabalharmos com os nossos alunos. Temos que ensinar os nossos alunos a aprenderem a selecionar as informações importantes e úteis para o qual desejam aprender e associarem de forma correta aos conteúdos curriculares.
Se tivermos equipamentos tecnológicos funcionando de forma correta e educadores dispostos a encarar essa nova forma de ensinar e aprender, com certeza poderemos criar estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos. O importante é que cada atividade a ser trabalhada com os nossos alunos com uso dos novos recursos tecnológicos sejam bem planejada e orientada de acordo com os objetivos propostos, e que também sejam avaliadas para observar se algumas delas necessitam de replanejamento.
Ao longo de nossa vida, vamos fazendo opções, sofrendo mudanças de toda a ordem. E com o curso de tecnologia na educação, foi possível perceber que as aulas de agora em diante não serão mais as mesmas, pois os recursos tecnológicos já estão disponíveis em nossas escolas e temos que mudar o nosso olhar, aproveitando esses recursos para dinamizar ainda mais o currículo. Essa nova forma de ensino e aprendizagem irá revolucionar a educação para melhor, pois, educadores e alunos terão um leque de possibilidades para se obter informações seguras e precisas.
Nós educadores temos que estar bem informados para orientar nossos alunos a utilizar os recursos tecnológicos com sabedoria para podermos construir o conhecimento mais sólido e eficiente.
Para tanto deveremos criar estratégias que estimule trabalhos em equipe desenvolvendo espírito de cooperação, desenvolvendo a criatividade, liderança e acima de tudo o respeito.
A sala de aula não é mais a mesma, não podemos ficar presos àquelas aulas tradicionais, nosso desafio é outro: buscar o equilíbrio para utilização das novas tecnologias educacionais. Para alcançar o objetivo desejado é fundamental que o professor tenha a oportunidade de estar, sempre que possível, participando de uma formação continuada.
Os variados tipos de mídias, provenientes da tecnologia, têm que ser adequados para cada perfil de aluno/turma. Não podemos achar que tudo está solucionado. As dificuldades educacionais permanecem, temos a tecnologia como parceira pedagógica para amenizar e diminuir este quadro. A certeza é que ela veio para somar, para tornar nossas aulas mais motivadoras, permitindo que nosso aluno seja mais autônomo podendo ser autor do seu conhecimento.
Por fim, o professor tem necessidade de conhecer muito bem o mundo virtual e o real de modo a ter a capacidade de atuar como guia de seus alunos. Somente conhecendo bem esses mundos o professor terá capacidade de criar e descobrir novas formas de ensinar seus alunos à luz de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!