Minha lista de blogs

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ativ.1.1: Quem sou eu como professor e aprendiz

DISCIPLINA: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ:

Como professor , procuro sempre planejar as aulas dentro da realidade dos alunos, mas também propondo a eles novos desafios , com o objetivo de aproveitar suas vivências e os fatos cotidianos. Proporcionar o ensino-aprendizagem é mais do que simplesmente passar o conteúdo, é necessário e importante despertar nos alunos a auto-estima, a valorização pessoal, ou seja, ensiná-lo a aprender a aprender.
Estamos vivendo em um mundo de incertezas, as tecnologias mudam a cada segundo, com isso é necessário e inevitável, nós como cidadãos e educadores acompanharmos essas mudanças de forma responsável, pois as novas tecnologias acabam nos ajudando como cidadãos críticos, profissionais atualizados e seres humanos cultos.
A educação passa por mudanças constantes, os métodos de ensino-aprendizagem não podem ficar arcaicos, eles devem evoluir junto com as mudanças do mundo virtual. É preciso inserir os alunos nessa nova metodologia de ensino-aprendizagem, proporcionando a eles novos desafios, novas atividades e ferramentas necessárias para que eles possam acompanhar essas novas mudanças.
Como aprendiz, acho que tanto a prática quanto a teoria evoluem de forma muito rápida, então não há espaço para o comodismo, procuro sempre participar dos cursos oferecidos para aprimorar os meus conhecimentos. Hoje o grande desafio da educação é melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, os índices de avaliação do governo( IDEB) e principalmente a motivação e a busca da auto-estima dos alunos para com a educação.
No mundo atual, temos que buscar a cada dia novas metodologias de ensino, tanto práticas quanto teóricas, para que possamos despertar nos alunos a vontade de aprender e inserir-lo na vida social como um cidadão crítico e , também preparado para o mercado de trabalho, em um mundo cada vez mais globalizado , cheio de incertezas e com mudanças tecnológicas cada vez mais avançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!