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sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ativ.1.5: Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/Papel do professor

DISCIPLINA:TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA QUAL O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ENVOLVA CONTEÚDOS CURRICULARES:

O texto e o exemplo abaixo, foram extraídos do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática:Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5:diversidade cultural e meio ambiente: de estratégias de contagem às propriedades geométricas.Brasília:Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica, 2008.

Texto: Aprendendo sobre Educação Matemática

A possibilidade do uso de softwares para o ensino e o uso da Matemática é uma perspectiva que tem aparecido em vários estudos da atualidade. Na verdade, alguns pesquisadores consideram que isso pode mudar até mesmo a forma de se conceber a Matemática.
Se considerarmos que o desenvolvimento da álgebra, como conhecemos hoje, deu-se por causa da tecnologia que existia e existe hoje – argila, papel, lápis – o aparecimento da informática deve mudar consideravelmente o seu estudo. A dificuldade na confecção de um gráfico e da análise gráfica de um resultado era muito maior do que a da análise algébrica. Hoje em dia, isso já não acontece.
As novas tecnologias permitem fazer uma representação gráfica em questão de minutos e muito mais facilmente do que um cálculo algébrico.
Existe um software de matemática muito usado para confeccionar gráficos , o WINPLOT, criado pelo professor Richard Parris, da Philips Exeter Academy, por volta de 1985.
Outra forma simples e rápida também de confeccionar gráficos é o uso da Planilha do Excel e do assistente de gráficos.

Exemplo:
Tema: Função quadrática ( 9º ano ensino fundamental).
Atividade: Descobrir qual a solução ou as raízes da equação do 2º grau : x² - 14x + 48 , utilizando a Planilha do Excel e o assistente de gráficos.
Ao resolvermos a equação x² - 14x + 48, podemos considerar a função f(x) = x² - 14x + 48. E os valores, ou o valor, de x em que f(x) = 0 são as raízes, ou raiz, da equação.

x Y
1 35
2 24
3 15
4 8
5 3
6 0
7 -1
8 0
9 3
10 8
11 15
12 24
13 35
14 48
15 63
Na célula A – valores de x e na célula B – valores de y com a fórmula A1^2+14*A1+48.
Observações: ^ potência e * multiplicação.



Pode-se observar pelo gráfico que nos pontos 6 e 8 , a função f(x) = x² -14x + 48 = 0, portanto as raízes da equação do 2º grau x² - 14x + 48, são 6 e 8.

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