Minha lista de blogs

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ativ.1.7: Pesquisa e análise de trabalho por projetos no contexto da escola

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS NA ESCOLA, NA VIDA E NA SOCIEDADE
PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DE TRABALHO POR PROJETOS REALIZADAS NO CONTEXTO DA ESCOLA:

PESQUISA: Professora de Português da escola.
ESCOLA: Municipal João Francisco da Silva / Viçosa/MG
TEMA DO PROJETO: Simplesmente Drummond
AUTORA: Rosilaine Maciel de Oliveira
TURMAS: 6º ao 9º anos do ensino fundamental / ano:2009
ÁREAS ENVOLVIDAS: Português, Geografia e História
NÚMERO DE ALUNOS PARTICIPANTES: 60
OBJETIVOS DO PROJETO:
Objetivos Gerais:

Melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades referentes à leitura e escrita, levando-os a acreditar em sua capacidade de produzir textos com qualidade.

Objetivos Específicos

 Desenvolver o hábito de ler;
 Identificar a literatura como arte de escrever;
 Identificar função e finalidade dos gêneros: biografia, contos, poemas e poesias e crônicas;
 Extrapolar as idéias contidas no texto;
 Produzir biografias, pequenos contos, poemas, poesias e crônicas;
 Desenvolver habilidades de compreensão relacionadas à análise sintaxe dos textos estudados;
 Conhecer o autor enquanto cidadão participativo da vida política do País;
 Relacionar algumas obras do autor que descreve: cidades, montanhas e rios com a paisagem de Itabira.

Tecnologias utilizadas na realização do projeto:
> Pesquisa sobre o autor e cidade onde nasceu e suas obras, pela internet.
> Resumo do projeto usando um banner para a exposição dos trabalhos e atividades desenvolvidas na escola e fora dela.
> Impressão das fotos para exposição e atividades
> Máquina digital
> uso de data show no dia das palestras e da culminância do projeto.
Análise do projeto realizado:
A referida escola ainda não possui laboratório de informática, internet, nem data show.
Todos esses recursos tecnológicas utilizados na elaboração e desenvolvimento desse projeto foram feito pelos professores participantes, fora da escola, ou seja, não houve participação dos alunos nas pesquisas feitas pela internet, nem na elaboração do banner., pois a escola ainda não possui esses recursos, nem os alunos tem domínio e conhecimentos dos mesmos.
Vale ressaltar, que as tecnologias da informação nas escolas é necessariamente útil e importante, pois quando chegar o laboratório do PROINFO e da banda larga nessa escola, poderemos inserir educadores e alunos nesse novo processo de interação e comunicação, enriquecendo ainda mais a qualidade e a importância dos projetos no processo do ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!