Minha lista de blogs

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ativ.2.6: Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos

CURSO PROINFO INTEGRADO – CEM HORAS/ TURMA 01 / PONTE NOVA
COORDENADOR: Mahyhaly dias Santos
FORMADOR: Ademir José da Silva
DISCIPLINA: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
ATIV.2.6: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET NO EDITOR DE TEXTOS:
ESCOLA: CORONEL ANTÔNIO DA SILVA BERNARDES / VIÇOSA/MG
SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNAMENTAL
Nº DE ALUNOS PARTICIPANTES: 12

1) Atividades propostas:

1.1)Crie um pequeno questionário para aferir o grau de consciência ecológica e o grau de comportamento ecológico de um grupo de 10 indivíduos ( por exemplo: alunos, professores ou funcionários de sua escola);
1.2).Estabeleça um critério que permita classificar os respondentes dos questionários;
1.3).Crie um sistema de classificação das respostas para os respondentes dos questionários e faça a tabulação dos dados;
1.4)Crie dentro da planilha eletrônica uma tabela e um gráfico com os dados obtidos com a aplicação dos questionários;

1.5)Faça uma análise dos resultados obtidos através da tabela e do gráfico e verifique se existe uma relação de função entre as variáveis: grau de consciência ecológica e o grau de comportamento ecológico.

1.6) Cada aluno deverá produzir um hipertexto contendo entre 250 a 300 palavras, com o tema MEIO AMBIENTE usando o editor de textos, contendo pelos menos três links e salvar o documento.

2) Objetivos da aprendizagem:

2.1)Proporcionar aos alunos o uso da internet e do editor de textos para a realização de atividades curriculares;
2.2)Incentivar os alunos para a pesquisa com questionários e tabulação dos dados;
2.3)Construir tabelas e gráficos com os dados obtidos na pesquisa, utilizando a planilha eletrônica;
2.4)Construir hipertexto sobre o meio ambiente usando links da internet;
2.5)Proporcionar aos alunos e professores um processo de interação , colaboração e conhecimento compartilhado;
2.6)Reforçar para os alunos o conceito de função através de atividade prática.

3) Etapas das atividades:

3.1) Os professores deverão entregar para os alunos um roteiro das atividades propostas e ler junto com eles, explicando cada uma das etapas, bem como rever os conteúdos que serão necessários para a execução das atividades;

3.2) Os alunos deverão elaborar os questionários a serem aplicados, sobre o meio ambiente, junto com os professores, para depois aplicar com o grupo de indivíduos escolhidos e , em seguida fazer a tabulação dos dados estabelecendo um critério de avaliação das respostas dos questionários;
3.3) Orientados pelos professores e coordenadores, os alunos encaminharão para o laboratório de informática para iniciar o uso da planilha eletrônica e do editor de textos, onde eles irão elaborar a tabela e o gráfico com os dados obtidos da pesquisa, além da criação de um hipertexto sobre Meio ambiente;
3.4) Os alunos irão fazer uma análise dos resultados obtidos , observando a tabela e o gráfico e, em seguida responder a questão proposta no item 1.5 desse roteiro;
3.5) Cada aluno irá criar um hipertexto sobre MEIO AMBIENTE, com o uso do editor de textos, sob a orientação dos professores e do coordenador.

4) Identificação e listagem dos recursos necessários – disponibilidade para uso:

Laboratório com computadores e internet; máquina de xérox; máquina fotográfica digital; cd para gravar os resultados dos trabalhos obttdos e materiais didáticos ( papel, lápis, caneta, pincel, etc).

5)Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participar da atividade:
5.1) Saber usar a planilha eletrônica e o editor de textos;
5.2) Entender o conceito de função e saber estabelecer relações entre variáveis, bem como diferenciar os conceitos de grau de comportamento ecológico e grau de consciência ecológica;
5.3) saber aplicar os questionários e tabular os dados, bem como criar e usar o critério de avaliação estabelecido para as respostas obtidos dos indivíduos.
5.4) saber pesquisar no google atividades ou projetos sobre meio ambiente;

6) Formas de avaliação:

6.1.) Após a realização de todas essas atividades propostas, será montado um grupo dentro da sala de aula, para verificar onde os alunos tiveram maior dificuldades, cabendo com isso o professor e o orientador procurar sanar as dúvidas;
6.2) Para verificar a aprendizagem dos alunos será entregue a ales novamente um roteiro com outras atividades a serem realizadas no laboratório de informática, para verificar se as dúvidas foram sanadas, e se o índice de aprendizagem aumentou ( as notas dessas atividades serão atribuídas de 0 a 10), mas também será feito um relatório para analisar os pontos positivos e os pontos negativos na realização dessas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!