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terça-feira, 15 de junho de 2010

Ativ.1.3: "Educação e Tecnologia"

DISCIPLINA: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
“EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”

No mundo atual, as transformações sociais, políticas e econômicas estão acontecendo de um forma muito rápida, exigindo cada vez mais um novo perfil de cidadão. Dentro desse contexto, entra o papel fundamental da educação que é proporcionar aos alunos uma formação diferenciada, voltada para uma visão mais reflexiva e crítica dos conhecimentos e das informações adquiridas no período escolar e pós-escolar. A educação ainda mantém fortes laços com a escola tradicional e, com isso pouco tem contribuindo para formar alunos preparados para conviver com essas transformações.
Torna-se necessário cada vez mais, os professores e alunos mudarem a forma de aprender e de ensinar, passando a trabalhar com um processo de mais interação e troca de informações que possam contribuir de forma efetiva para a formação de cidadãos com um maior potencial de conhecimentos e com habilidades e competências para exercer uma vida social e profissional com maior qualidade e dignidade.
È preciso que as escolas elaborem um novo currículo escolar voltado para a organização da informação e articulação dos espaços de produção de conhecimento. Também é importante usar as novas tecnologias, quando disponíveis, de forma inteligente e produtiva, como a televisão e a internet. O volume de informações adquiridas por esses meios tecnológicos é muito grande mas, é preciso que as escolas juntamente com professores e alunos possam ter a capacidade e a preparação para poderem filtrar as informações mais necessárias e significativas e dentro da realidade do ambiente de aprendizagem.
No Brasil, apenas a minoria ainda tem acesso às novas tecnologias, com isso ocorre o processo de exclusão digital. Por isso hoje, existe um grande desafio das autoridades públicas em promover no país e principalmente nas escolas, a inclusão digital de mais pessoas. Mas, não basta disponibilizar as novas tecnologias, como computadores e internet, é preciso preparar os professores e alunos para saberem aproveitar de forma potencial e produtiva essas novas informações. Deve haver uma integração da escola com as novas tecnologias, trazendo para dentro das escolas ou outros ambientes de aprendizagens, novas formas de aprendizagem, tais como: a questão do mercado de trabalho, o consumo, a realidade de cada município, etc.
A educação continuada é extremamente importante na vida das pessoas, mas ela deve ser direcionada de acordo com suas necessidades específicas e de acordo com o ambiente em que vivem. Isso pode ocorrer promovendo uma interação entre o fazer pedagógico e a realidade do mercado de trabalho, que atualmente demanda cada vez mais profissionais mais qualificados , bem informados e com potenciais de criatividade e interação.
Nas últimas décadas, houve uma transição da mídia clássica (papel, rádio, tv, cinema) para a mídia on-line digital( Silva, Márcio, disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/2sf.pdf, acessado em 27/05 e, que vem causando vários problemas economia brasileira, principalmente na educação e no mercado de trabalho. Diante disso, torna-se cada vez mais necessário a inclusão dos alunos nessas novas tecnologias e na busca cada vez maior de informações necessárias para sua formação como cidadão e como profissional para o mercado de trabalho.A interface como a conexão entre usuários e as tecnologias da informação podem proporcionar, se usada de forma correta, maior interatividade de conhecimentos.
Além da exclusão digital, ainda existe a questão da inclusão das crianças com necessidade especiais entre as crianças “normais”. Onde a maioria das escolas ainda não tem espaço adequado , ou seja, a falta de acessibilidade, para essa nova demanda.
a democratização das tecnologias e a promoção da inclusão digital nas escolas devem ocorrer de forma ativa, ou seja, deve haver uma interação com a informação, aprender a seleciona-la e utiliza-la na resolução de problemas cotidianos. A internet pode contribuir de forma efetiva para um novo processo de educação, mas para isso, é necessário usa-la como fonte de pesquisa, busca e seleção de informações que possam reverter para os aprendizes e os agentes de aprendizagem como um canal de interação e de conhecimento para a vida e a área profissional, ou seja, não usá-la apenas como mídia, bate-papo e troca de recados através do orkut.

Referências Bibliográficas:

1. Entrevistas nos sites: http://br.youtube.com/watch?v=szNSCKIQnWy, http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/2sf.pdf
2. Silva, Márcio. Tecnologias na Educação. Rio de Janeiro, 2000.

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